Histórico

         O LEHA – Laboratório de Estudos de História das Américas foi criado em 2009 e reúne professores e pesquisadores da Graduação e da Pós-Graduação em História das Américas do Departamento de História da USP – Universidade de São Paulo. O LEHA nasceu em meio ao crescimento de outros laboratórios do Departamento de História da USP. Na época, os pesquisadores da área de Américas se concentravam em torno do Projeto Temático Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX), coordenado pela profa. Maria Ligia Coelho Prado e financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, cujos trabalhos se estenderam de 2006 a 2011. Nesse período, ocorreram diversos Seminários de Pesquisa (nacionais e internacionais) e foram editadas três publicações (datadas de 2009, 2010 e 2011), às quais se somou mais uma coletânea, em 2015, todas disponibilizadas nesse site.

         Desse modo, nos primeiros anos de seu funcionamento as atividades do LEHA estiveram vinculadas ao Projeto Temático que reuniu os pesquisadores de História das Américas da USP, UNESP – Universidade Estadual Paulista (campi de Assis e Franca), UNIFESP – Universidade Federal do Estado de São Paulo e UEL – Universidade Estadual de Londrina. Com o encerramento das atividades do Temático, o LEHA, então coordenado pela profa. Mary Anne Junqueira, passou a concentrar o desenvolvimento e a difusão da produção do conhecimento de História das Américas, no âmbito da USP, particularmente na promoção de Seminários de Pesquisas. Esses encontros são articulados em duas direções: na primeira delas, são convidados especialistas (professores internos ou externos à USP) que proferem palestras, cujo teor contribui para as pesquisas fomentadas no âmbito do Laboratório; na segunda, os pesquisadores de Pós-Graduação discutem os seus trabalhos em meio a um ambiente fértil de debates. Desde 2012 o LEHA vem promovendo em média quatro Seminários de Pesquisa anuais, normalmente com palestras teórico-metodológicas na parte da manhã e apresentações de pesquisas de Mestrado e Doutorado em História da América na parte da tarde. Além dos Seminários de Pesquisas, o Laboratório recebe também professores de universidades brasileiras e estrangeiras para palestras individuais em seus domínios de estudo, incentivando o intercâmbio entre os professores de História da América de dentro e de fora do país.

            Em abril de 2017, foi criado o Grupo de Estudos do LEHA, voltado aos alunos de Graduação, sob a coordenação das professoras Angela Meirelles de Oliveira e Maria Antonia Dias Martins. Com foco em aspectos teórico-metodológicos, tem por objetivo aproximar os estudantes dos temas relativos à História das Américas. O grupo se reúne quatro vezes por semestre, selecionando textos a serem debatidos com especialistas convidados, doutores ou doutorandos em História.

 

Projeto Temático/FAPESP - Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX).

Coordenação
Profa.  Maria Ligia Coelho Prado (2007-2011).

Monitoria
Valdir Donizete dos Santos Júnior (2007-2010).

 

Laboratório de Estudos de História das Américas

Coordenação
Profa. Maria Ligia Coelho Prado (2009-2012).
Profa.  Mary Anne Junqueira (2012-2016).
Profa. Gabriela Pellegrino Soares (2016-2018).
Profa. Mariana Martins Villaça (2020-2022).
Profa. Stella Maris Scatena Franco (2018-2020 e 2022 - atual).

 

Secretaria
Caio de Souza Gomes (2009-2018).
Ana Beatriz Mauá Nunes (2018-2020).
Eustáquio Ornelas Cota Júnior (2018-2020).
Rafael Dias Scarelli (2020-2021).

 

Grupo de Estudos do LEHA

Coordenação
Profa. Angela Meirelles de Oliveira (2017-2018).
Profa. Maria Antonia Dias Martins (2017-atual).
Profa. Camila Bueno Grejo (2018-2022).
Ana Carolina Gutierrez Pompeu (2020-atual).