Viajantes latino-americanos - séc. XIX

Viajantes latino-americanos pela Europa e Estados Unidos no século XIX

Dados biográficos, informações sobre viagens e relatos, bibliografia e imagens.

Apresentação

Este banco de dados é resultante do projeto Quem ao “centro” se encaminha: viajantes latino-americanos no século XIX, desenvolvido entre 2014 e 2016. Ele tem por objetivo precípuo divulgar informações sobre relatos de viagem de homens e mulheres latino-americanos/as que se dirigiram à Europa e aos Estados Unidos no século XIX, possibilitando a pesquisadores das Ciências Humanas acessarem dados sobre essas fontes. Trata-se de um esforço de concentração de elementos que colaborem para a investigação sobre esses atores, que circularam entre América e Europa e também entre as diferentes partes do continente americano, transportando consigo conhecimentos, saberes, impressões e valores.

Tendo em vista este objetivo, em cada um dos autores elencados neste banco é possível encontrar um arquivo intitulado “relatos”,  no qual o consulente poderá acessar informações sobre a narrativa de viagem do/a autor/a em questão. Sempre que localizado na íntegra em bibliotecas digitais, a ficha do respectivo relato traz o link com sua localização. Utilizou-se como referência a edição disponível pela equipe, adquirida pela coordenadora do projeto em diferentes acervos, como as Bibliotecas Nacionais no Rio de Janeiro e em Santiago do Chile, bem como a Biblioteca do Congresso, em Washington D.C. Nem sempre trata-se da primeira edição do relato. Informações sobre outras edições também foram inseridas neste arquivo, sempre que foi possível localizá-las. Da mesma maneira, foram incluídos, quando existentes, dados sobre os destinatários dos relatos.

Para fins de situar o/a leitor/a sobre a vida dos viajantes, foram elaborados breves textos biográficos, que também estão disponíveis no link de cada viajante, em um arquivo intitulado “biografias”.

Além das referências biográficas, em um terceiro arquivo, “viagens”, estão descritos os itinerários dos/as viajantes, baseados nos próprios relatos que escreveram, bem como informações sobre os objetivos das viagens.

Na abertura de cada link, o/a usuário/a visualizará uma imagem, geralmente uma pintura ou fotografia do/a próprio/a viajante. Demais imagens de interesse ao tema, quando existentes, seguem em arquivos separados, abaixo dos arquivos de conteúdos (biografias, viagens e relatos).

Além destes arquivos mencionados, o banco disponibiliza uma bibliografia especializada, que reúne referências de textos sobre as viagens dos/as autores/as elencados/as. Também encontram-se nessa bibliografia algumas referências a textos que podem servir de aporte teórico-metodológico a pesquisas sobre o tema.

Por se tratar de um banco sujeito a constante complementação, os conteúdos podem vir a ser alterados.

O projeto foi coordenado por Stella Maris Scatena Franco, docente da área de História da América Independente do Departamento de História da Universidade de São Paulo e membro do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA/USP), tendo contado com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Participaram do projeto, colaborando na elaboração de conteúdos, os/as seguintes pesquisadores/as: Patrícia Aparecida Guimarães de Souza, Natania Neres da Silva e Raphael Leon Vasconcelos, todos formados em História pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo. Além deles, outra colaboradora foi Graziela Mazzeo Madeira, à época graduanda em História na USP e bolsista de Iniciação Científica Fapesp, que trabalhava com as mesmas fontes abordadas neste Banco.